quinta-feira, 5 de maio de 2011

Um metrô mais racional para o Rio de Janeiro

O metrô do Rio de Janeiro seria mais inteligente, na minha opinião se fosse assim:

A Linha 1 deveria seguir o plano inicial, fechar o anel entre Ipanema e Tijuca passando pela estação Gávea e quantas outras previstas na Zona Sul e também por em operação a estação Morro de São João em Botafogo.

A linha 4  deveria seguir um dos dois traçados abaixo:
1.   Partir do Terminal Alvorada e ter uma conexão com a Linha 1 na Gávea, seguiria pelo Humaitá até encontrar a Estação Morro de São João (Botafogo/Urca) se conectando novamente à Linha 1, este seria o traçado previsto originalmente, a Estação Morro de São João que inclusive já está escavada e falta os acabamentos.

2.   Partir do Terminal Alvorada e fazer uma conexão na estação Gávea com a Linha 1 (que por sua vez deveria ser extendida até fechar um anel metroviário com a Estação Uruguai na Tijuca) e continuar pelo Jardim Botânico, Humaitá e Laranjeitas a Estação Carioca que foi construída em dimensões monumentais justamente para ser uma estação de integração.
A linha 3 poderia ser implementada em duas etapas:
1.     Linha 3A: Sairia da Praça XV integrada com as Barcas e resgataria o traçado original da linha 2 que foi abandonado no projeto no trecho entre a Estação Estácio e a Estação Carioca, com a Estação Praça da Cruz Vermelha no meio, talvez uma Estação na Praça Tiradentes também fosse uma boa idéia também, a partir da Estação Estácio, seguiria pelo túnel (agora sub utilizado) da Linha 2 até a estação São Cristovão ou mesmo Maracanã e quem sabe uma extensão até Vila Isabel.
2.    Linha 3B: Ligando Niterói a São Gonçalo e possivelmente Itaboraí visto que a demanda vai aumentar muito com a instalação do pólo petroquímico. Depois, por último num futuro, seria poderia finalmente por em prática a idéia do túnel sob a baía de Guanabara.
A linha que falta ao Rio é Linha 5 que integraria todos os modais (exceto os trens) da cidade: Saindo do Aeroporto do Galeão (ou outro ponto da Ilha do Governador, mas sem deixar de contemplar o Galeão), teria estações na UFRJ, Saída da Ilha, Hospital de Bonsucesso, Fio Cruz, São Januário, Feira de São Cristóvão, Rodoviária Novo Rio, Cidade do Samba, Porto/Praça Mauá, Candelária, Praça XV (integrando-se com a Futura Linha 3 e as Barcas), Aeroporto Santos Dumont, Aterro do Flamengo e alguma estação da Linha 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário